quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Atividades de Ciências


       Somos das turmas dos 8ºanos da professora Walmira e estamos estudando sobre o câncer de mama e próstata. Aprendemos que o câncer é uma doença caracterizada por uma população de células que crescem e se dividem sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos adjacentes, e pode se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase. Ele pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de câncer aumenta com o acréscimo da idade. O câncer causa cerca de 13% de todas as mortes no mundo.Nos homens, há dois modos de detectar o câncer de próstata: um exame retal e um teste de sangue PSA. Nas mulheres, o auto exame ( tato) e a mamografia são importantes na prevenção .  É imprescindível detectá-lo ainda em estágio inicial, pois as chances de cura são maiores.Homens e mulheres acima dos 40anos devem fazer esses exames anualmente.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mitos e seus Heróis





Livro "Odisséia" (Homero), adaptação de Ruth Rocha
Mitos e seus Heróis é a nova matéria de Literatura da professora Marly Fernandes. Os alunos estudam as histórias antigas da humanidade, descobrem do que realmente é feito um herói.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Aula na Biblioteca





A professora de Ciências, Lilian Ribeiro, usou a biblioteca para dar aula sobre Energia Solar, alunos apresentaram trabalhos e explicaram a matéria.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Confraternização


                                                            Confraternização
       Este ano aconteceu mais cedo a confraternização dos alunos que frequentam as Oficinas de Letras e Matemática. O “encontro” aconteceu na piscina do Itaú Palace Hotel, foi marcado com muita alegria, diversão, churrasco, refrigerante e frutas.  Além dos alunos e a participação efetiva dos professores Genivaldo e Sílvia Paiva, Roberto (churrasqueiro) e Josi estavam à frente da equipe de apoio. A diretora Marlene Rosa, as vice-diretoras Andrea  e Wanderla e muitos funcionários da escola passaram por lá para prestigiarem o nosso passeio. 






     E nesse jeito diferente e criativo de aprender, divertir e compartilhar a cidadania chegaremos a mais um final  de ano letivo com resultados positivos .
"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."
 Augusto Cury

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Africanidades


Alunos dos 6ºanos estudam a cultura africana nas aulas de História com o professor Auresilio. 





terça-feira, 6 de novembro de 2012

Bacias Hidrográficas





Alunos dos 6°anos apresentaram trabalhos sobre Bacias Hidrográficas do Brasil, matéria de geografia da professora Sandra. Estudaram sobre as bacias: do Tocantins,  do Uruguai,  do São Francisco, do Paraná e   do Amazonas. Cada grupo apresentou seus conhecimentos estudados,imagens e a importância da preservação desse recurso.

Visita a Fesp






Alunos dos 7°anos  tiveram a oportunidade de conhecer, participar e esclarecer dúvidas na visita que fizeraram ao centro de pesquisa da Fesp. Uma tarde de grande aprendizado. 
Professora de Ciências Ana Ventura.

Olimpíada Brasileira de Física



 Alunos que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Física.
Professora: Lilian Ribeiro

  Danielly Cristina Honorato
  Débora Aline Nogueira da Silva
  Gabriel Lara Amorim
  Pedro Henrique Barbosa Bortoletto
 Vinicius Alves Pereira
  Winston Vieira Lima

Atenção 2ª Fase dia 10 de novembro.

                                           

                                                 Parabéns!