quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Para tocar com as mãos, sentir com a alma e ver com o coração



         No mês de setembro, a professora de ciências da Escola Municipal Engenheiro Jorge Oliva, Aninha, trabalhou com os 8º anos os 5 sentidos, por isso preparou uma aula muito diferente e interessante.
         Trouxe para a sala de aula uma caixa fechada na qual havia vários objetos, colocávamos a mão em um buraco, sentíamos as peças e devíamos adivinhar o que tocávamos.
         Com os olhos tapados, todos os alunos participaram com muito entusiasmo e depois a gente tentava adivinhar quem era o colega, usando sempre o tato.
         A professora aproveitou o momento para mostrar o método em braillle que é um sistema criado por Louis Braille em 1825, na França.
        
          Tenho certeza de que o objetivo da aula foi alcançado, já que todos puderam perceber o quanto o tato é importante para todos nós e principalmente para mim, pois as mãos são instrumentos essenciais ao conhecimento para uma pessoa com cegueira.
Taís Caroline Campos de Paula 8ºD - Lilian Mara da Costa professora de apoio.
 “Os pontos Braille são sementes de luz levadas ao cérebro pelos dedos, para germinação do saber” Helen Keller

Taís Caroline Campos de Paula 8ºD - Lilian Mara da Costa (professora de apoio)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Campeonato de Pingue-Pongue











O professor de Educação Física, Rodrigo, organizou um campeonato de pingue-pongue com as suas turmas, aprenderam as regras e foi um sucesso entre os alunos. Parabéns  aos alunos participantes e ao professor pela iniciativa.

Curiosidades sobre o pingue-pongue: Por volta da segunda metade do século XIX, o Tênis de Mesa começava a nascer na Inglaterra através de estudantes universitários e também por militares ingleses.James Gibb, um maratonista aposentado inglês, ouvindo a bola sendo golpeada por raquetes ocas, de cabo longo e feita de pergaminho (pele de carneiro), simplesmente associou os sons produzidos pela bola na raquete e na mesa com as palavras pingue-pongue. O “pingue” é o som que emitia a mesa quando a bolimnha quicava (som mais aberto), o “pongue” (som mais fechado) era o som produzido quando a bolinha batia na raquete.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Comemoração especial















                 
                                                    " Parabéns Professores"

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Feliz Dia dos Professores

 

 Feliz Dia do Professor a você que não tem poupado esforços para  ensinar e orientar com sabedoria.  
                                                    

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Gincana - Matutino














            

Agradecemos e parabenizamos a todos pela bela participação, empenho, dedicação e principalmente pela demonstração de amor ao próximo e ao meio ambiente.  Foi um sucesso a  participação da Escola na  Campanha  de arrecadação de bolachas e gelatinas para  o Hospital do Câncer e  na  coleta de pilhas e baterias para o descarte correto .
        


   

Parabéns  Equipes:   Verde e Amarela