sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cartas, Motivo de Felicidade


As novas propostas para o estudo da Língua Portuguesa sugerem que estudemos os gêneros textuais, começamos o conteúdo “CARTAS E OUTRAS CORRESPONDÊNCIAS”.

No primeiro momento a professora deu exemplos de muitos modelos de carta, explicou-nos como escrevê-las, apontou suas principais características, além de mostrar-nos vários tipos de selos que existem. Posteriormente sorteou o nome do aluno para quem íamos escrever e todos escreveram cartas muito bonitas e bem escritas.

Depois de toda correspondência pronta, separamos os alunos por bairros onde moram e sorteamos um aluno para desempenhar a função de carteiro. Este trabalho ajudou-nos muito a entendermos e interessarmos por cartas. Embora saibamos que hoje já existem vários outros meios de comunicação mais rápidos como: MSN, Orkut, facebook, blog, twitter, e-mail e Yahoo, descobrimos o quanto a carta é mais pessoal e afetuosa, o fato de recebê-la, de tocá-la, de tê-la em mãos e podermos ler e relê-la quando e onde desejarmos é incrível, sem falar que podemos até sentir o cheirinho do remetente nela, tudo isso é muito bom e insubstituível.


Foi muito proveitoso e divertido, esperamos que aconteça novamente esse tipo de aula.        Parabéns a todos os carteiros pelo seu trabalho!
Alunas: Lívia Maria Muniz Branquinho e Heloá Dutra Silva   6º ano B
Professora : Marly Fernandes

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Salada com frações

A professora de Matemática, Ana Paula, ensinou-nos frações. Não foi somente uma explicação e exercícios, aprendemos de uma forma muito divertida e gostosa. Nós, alunos dos 6°anos, trouxemos frutas e a professora fez uma salada de frutas,conforme ia  picando  explicava a matéria, fazia perguntas e nós respondíamos.Comemos a salada de frutas e aprendemos ao mesmo tempo.
                                                                   Adoramos essa aula!


Aluno: Ageu Lemos Alves.

terça-feira, 26 de junho de 2012

A Carta de Letícia para Thais

Recebemos a primeira carta de Letícia. Ela é uma aluna com deficiência visual assim como a Thais Caroline. Tivemos a ideia do intercâmbio e o apoio do professor Ricardo. Com muita alegria Thais recebeu sua primeira cartinha.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Movimento Cubista

Cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX. Ele trata as formas da natureza por meio de figuras geométricas representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. Observe as fotos, elas são obras do movimento cubista. Os  artistas são os alunos dos 6° anos A e B.
Postado por Ana Paula - professora de Matemática.







quarta-feira, 13 de junho de 2012

Escola Jorge Oliva recebe homenagem em Belo Horizonte.

Nos dias 12 e 13 de junho estivemos em BH para receber uma homenagem da Assembleia Legislativa  por estar em destaque na Revista Veja. A Escola Jorge Oliva foi destaque por trabalhar seriamente proporcionando uma Educação de Qualidade.

 Direção, Professores e Alunos estiveram presentes no evento.  

                                                                                                      

























terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia do Meio Ambiente


Hoje comemora-se o Dia do Meio Ambiente.Na praça houve várias atividades e  apresentações.É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente.E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Os alunos do  matutino apresentaram trabalhos de reciclagem e um questionário, pesquisa sobre a "Pegada Ecológica", o resultado conclui como cada pessoa contribui com o meio ambiente.
O vespertino apresentou um teatro com o tema " Um plano para salvar o planeta".


"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
                                   Antoine Lavoisier

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Diversão : Cinema






 Cinema, Pipoca, Refrigerante, Diversão.

Alunos frequentes nas Oficinas de Português e Matemática puderam conhecer a cultura do cinema. Assistiram ao filme " Espelho, Espelho meu"  em São Sebastião do Paraíso. Foi um passeio maravilhoso!





O filme conta a história de uma mulher (Julia Roberts) que assume o comando do reino. Extremamente vaidosa, ela passa a cobrar cada vez mais impostos para sustentar uma vida de opulência. A enteada, Branca de Neve (Lily Collins) ao completar 18 anos,  resolve sair do castelo e conhecer a realidade do reino. Horrorizada com a situação de fome e miséria do povo, ela retorna decidida a derrubar a rainha.